top of page

Queen: Rock in Rio, 1985.


QUEEN ETERNAMENTE SHEER GEO ATTACK

Fala pessoal, tudo bem?

Após a pequena “dissecação” feita na vinda da banda ao Brasil pela primeira vez, em 1981, voltarei as atenções para o retorno da banda anos mais tarde, para o lendário Rock in Rio.

O ano era 1985 e o Queen estava em sua turnê de retorno após quase dois anos em hiato. Com o fim do show de Tokorozawa, Japão, em 03/11/1982, a banda decidiu romper com o ritmo álbum/turnês e tirar um tempo de folga, que viria a ser interrompido com o lançamento do The Works, e sua respectiva turnê, cuja data de início se deu em 24/08/1984, na cidade de Bruxelas.

A banda – exceto Freddie, que chegou no dia seguinte - veio diretamente ao Rio de Janeiro, e antes de deixarem Londres, uma reportagem foi realizada e pode ser encontrada no link a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=wJh_y1KI5Jw

As apresentações no Rock in Rio ocorreram na chamada “Cidade do Rock”, ao longo de dez dias, tendo o Queen se apresentado em dois deles, 11 e 18, para uma plateia total de 500.000 pessoas. Muitas fontes trazem as datas como sendo 12 e 19, isso se deve ao fato de ambas as apresentações terem ocorrido após a meia noite. A “Cidade do Rock” foi, originalmente, construída em uma região de declive, nivelada com vários e vários caminhões de terra. O problema? Por consequência das chuvas que ocorreram durante o evento, a região se tornou um imenso lamaçal, o que de longe não foi um problema para o público, energizado. Lembrando que essa lama viria a ser vendida por R$185,00 na última edição do festival! A área original de 1985 foi demolida e seu gigantesco espaço foi utilizado na construção da cidade olímpica do Rio de Janeiro. A caminho do Rock in Rio, ano passado, um taxista me informou, porém, que o “esqueleto” do palco continua em pé !

Se em 1981 o Queen ajudou a “colocar o Brasil no mapa”, em 1985 o país se tornou o destino principal das bandas. Ademais, não é exagero algum afirmar que o festival se consagrou e se tornou o que é hoje, graças à banda. O Queen foi a segunda banda a fechar contrato com a equipe do Medina, Ozzy foi o primeiro . A principal exigência do grupo, foi a de que todos os artistas deveriam se apresentar com a estrutura de palco/luzes/som da banda. Os equipamentos eram de extrema tecnologia, e devido à sua imensa dimensão, tornava-se impossível realizar a montagem e desmontagem entre os shows.

Já no Brasil, se hospedaram no Copacabana Palace, sendo que ali ocorreu a famosa ( e mal entendida ) entrevista entre tio Freddie e tia Glória Maria. Entrevista legendada: https://www.youtube.com/watch?v=6xtf4PNLZsQ

Sem dúvidas a passagem da banda pelo país foi, e ainda é, muito comentada por conta de diversas situações que, supostamente, vieram a acontecer naqueles dias. Uma dessas, é a tão falada - e odiada - história do Amin Khader, que todos certamente conhecem...sim, aquela dos 20 homens...em que isso contribui na história do Queen pelo Brasil? NADA, então não será tratado aqui !

-------------------------------------------------------------------------------------------

- “Foto I” – A custo de curiosidade, existiam projetos para que a banda viesse ao país em 1983. No entanto, apesar de realizada uma grande divulgação, e terem as datas definidas, a turnê foi cancelada por conta do período de hiato da banda. Na imagem, teste de prensagem dos ingressos para shows que ocorreriam, também, no Uruguai. Um áudio de divulgação da época foi posto em circulação pelo Roberto Camizão e pode ser encontrado no link a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=TyR9c1nubfw

- “Fotos II e III” - Entrevista da banda no “Rio Palace Hotel”. As fotos foram tiradas por Marta Rose e, mais uma vez, divulgadas no blog do William Nilsen.

- “Foto IV” – Brian aproveita a piscina do hotel. Mais tarde, durante uma festa promovida aos artistas participantes do festival, abandona o evento e vai às areias de Copacabana, agradecer a homenagem realizada por um grupo de fãs, os quais escreveram “QUEEN” fazendo o uso de 500 velas. A última foto foi tirada pelo Antônio Henrique Seligman (Que espero não ficar mal por eu tê-la editado, estava bem amarela).

- “Fotos V e VI” – Ainda na festa promovida pela EMI – citada anteriormente – Freddie posa ao da modelo brasileira Biba...FOCO FREDDIE, FOCO...e ao lado de membros da banda Scorpions.

-“Fotos VII, VIII e IX” - Os inesquecíveis concertos dos dias 11 e 18. Um show que marcou o país e consagrou a carreira da banda.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Infelizmente foi a última passagem do Queen, em sua formação original. A banda retornaria ainda em 2008 - com Paul Rodgers - e em 2015, com Adam "Lambreta" Lambert, para a comemoração dos 30 anos do Rock in Rio e shows adicionais em São Paulo e Porto Alegre. Shows em 2017? Difícil...mas não custa sonhar !!

Tem alguma história desse evento para compartilhar? Jogue na roda !!!

ABRAÇOS !

bottom of page